espaco     espaco
     
    Galeria de Fotos Galeria de Fotos email Fale ConoscoMapa do Site Mapa do Site
espaco
     
  seta Home
espaco
espaco
  seta Introdução
espaco
espaco
  seta Tai Chi Chuan
espaco
espaco
  seta Lian Gong 18 Terapias
espaco
espaco
  seta Artigos
espaco
espaco
  seta Praticas Abertas
espaco
espaco
  seta Professor Carlos Gomes
espaco
espaco
  seta Monitores
espaco
espaco
  seta Livros
espaco
espaco
  seta Links
espaco
espaco
espaco espaco
  Home | Lian Gong em 18 Terapias  

Artes corporais da Medicina Tradicional Chinesa

Objetivo: prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural.

O Lian Gong em 18 Terapias é uma prática corporal elaborada na década de 70 pelo médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa, Dr. Zhuang Yuan Ming, que vive em Shangai na China. A técnica, composta de 18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, obteve bons resultados, foi escolhida pelo governo chinês para ser amplamente divulgada para a população e o Dr. Zhuang, o seu criador, recebeu o prêmio de "Pesquisa Científica de Resultado Relevante".

Posteriormente, o Dr. Zhuang Yuan Ming ampliou a técnica e adicionou mais 2 partes com 18 exercícios; uma para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgãos internos e a outra, para prevenção e tratamento de doenças das vias respiratórias. Portanto, o sistema completo do Lian Gong em 18 Terapias é composto de 3 partes:

18 Terapias Anterior
18 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo, divididos em 3 séries:
. Série 1: 6 exercícios para pescoço e ombros
. Série 2: 6 exercícios para costas e região lombar
. Série 3: 6 exercícios para glúteos e pernas

18 Terapias Posterior
18 exercícios para prevenir e tratar de dores nas articulações, tenossinovites e disfunções dos órgão internos, divididos em 3 séries:
. Série 4: 6 exercícios para articulações
. Série 5: 6 exercícios para tendões
. Série 6: 6 exercícios para órgãos internos

18 Terapias Continuação - I Qi Gong
Continuação do Lian Gong em 18 Terapias - 18 exercícios para fortalecer as funções do coração-pulmão e prevenir e tratar de infecções das vias respiratórias.

Este conjunto de 18 exercícios recebeu do Dr. Zhuang o nome de "I Qi Gong (cultivo e beneficiamento do Qi) - continuação do Lian Gong em 18 Terapias".A prática dos exercícios é acompanhada de música tocada por instrumentos tradicionais chineses, cujo arranjo estabelece o ritmo apropriado para a execução dos movimentos. Cada parte de 18 exercícios leva, aproximadamente, 12 minutos para ser realizado sendo que, a prática das 3 partes dura, aproximadamente, 36 minutos.O Lian Gong em 18 Terapias foi introduzido no Brasil em 1987, pela professora de filosofia e artes corporais chinesas, Maria Lúcia Lee.

Ao nascer,o Homem é suave e flexível.Na sua morte,é duro e rígido.Plantas verdes são tenras e úmidas.Na sua morte,são murchas e secas.Um arco rígido não vence o combate.Uma árvore que não se curva, quebra.O duro e o rígido tombarão.O suave e o flexível sobreviverão.(Lao Zi, Dao De Jing, verso 76)


espaco
espaco espaco